quinta-feira, 26 de outubro de 2017

COLETÂNEA: KATHRYN BIGELOW

Dona de uma eclética e interessante carreira cinematográfica, a diretora Kathry Bigelow já tem seu nome marcado na história do cinema. Afinal, trata-se da primeira e até o momento, única mulher a receber a estatueta dourada de "Melhor Direção". Sendo assim, nada melhor do que levantar as sete melhores obras cinematográficas da cineasta em mais uma coletânea novinha em folha.






PRIMEIROS TRABALHOS

Quando Chega a Escuridão (1987)


Elenco: Adrian Pasdar, Jenny Wright, Bill Paxton, Janette Goldstein, Lance Henriksen, Joshua Miller.
"Quando Chega a Escuridão" de 1987 foi o terceiro longa de Kethryn Bigelow como cineasta, mas foi o primeiro a destacar o nome da diretora em Hollywood.
Clássico terror dos anos 80, o longa conta a história de um jovem rapaz de Oklahoma que ocasionalmente conhece uma gangue de vampiros foras da lei, e para ser aceito por eles, precisa passar por um perigoso e sanguinário teste de iniciação.
Ao lado de "Os Garotos Perdidos", que também foi lançado em 1987, "Quando Chega a Escuridão" alcançou o status de terror cult marcando toda uma geração e fazendo história se tornando um dos melhores filmes de vampiros da sétima arte.


MUDANÇA DE ARES

Jogo Perverso (1989)


Elenco: Jamie Lee Curtis, Ron Silver, Clancy Brown, Louise Fletcher, Richard Jenkins, Tom Sizemore.
Após o sucesso do  "Near Dark", Kathryn Bigelow resolveu mudar os rumos de sua carreira e encarou esse competente longa policial. Essa seria a primeira de suas variações de gênero que deixariam sua filmografia tão eclética com o decorrer dos anos. Em "Jogo Perverso", Jamie Lee Curtis dá vida a protagonista Meg, uma policial iniciante que é acusada de matar um ladrão desarmado. Essa situação a transforma no principal alvo de um perigoso psicopata que além de cometer vários assassinatos, deseja por um fim na vida dela.
Não se trata de uma obra unânime e requintada, mas é uma boa pedida se busca um bom passatempo cheio de perseguição, tiroteio e reviravoltas.


O PRIMEIRO BOOM!

Caçadores de Emoção (1991)


Elenco: Keanu Reeves, Patrick Swayze, Gary Busey, Lori Petty, John C. McGinley, John Philbin, Anthony Kiedis.
Se no seu filme anterior a cineasta tinha se encontrado no gênero policial, foi nesta obra que ela mostrou todo o seu potencial. "Point Break" de 1991 (que no Brasil recebeu o xoxo título de "Caçadores de Emoção") é para muitos o melhor longa da carreira de Kathryn Bigelow e colocou de vez a diretora no cenário cinematográfico. Caso ainda não tenha assistido esse clássico da sumida Sessão de Sábado da Globo (uma espécie de Sessão da Tarde só que nos Sábados), "Caçadores de Emoção" acompanha o agente do FBI Johnny Utah que se infiltra em uma gangue de ladões surfistas liderado pelo carismático Bodhi.
Com um roteiro bem trabalhado que invoca amizade, ética e lealdade besuntados de muita adrenalina, a obra acabou se tornando um clássico atemporal. 

A CONFIRMAÇÃO

Estranhos Prazeres (1995)


Elenco: Ralph Fiennes, Angela Bassett, Julliete Lewis, Tom Sizemore, Vincent D'Onofrio.
Quatro anos após o grande sucesso de "Point Break", Kathryn Bigelow resolveu migrar para obras de ficção científica/futurista sem deixar o gênero policial de lado. Dessa forma, ela dirigiu o ótimo e eletrizante "Estranhos Prazeres" lançado em 1995.
Composto de um elenco poderoso liderado por Ralph Fiennes, Angela Bassett e Julliete Lewis, o filme se passa em um distópico ano de 1999 e conta a história de Lenny Nero, um ex-policial que ganha a vida negociando CD's que contém emoções humanas e podem ser sentidas por quem as ouve. Entretanto, sua vida começa a correr perigo quando em uma dessas gravações estão inseridas o assassinato de uma prostituta que testemunhou um crime.
Roteirizado por James Cameron (diretor de "Titanic" de 1997 e "Avatar" de 2009 que também contém sua COLETÂNEA aqui no blog), "Estranho Prazeres" recebeu críticas geralmente favoráveis por parte dos especialistas.

O CULTUADO

O Peso da Água (2000)


Elenco: Catherine McCormack, Sean Penn, Elizabeth Hurley, Sarah Polley, Josh Lucas.
Pouco conhecido do grande público, "O Peso da Água" se tornou um drama cultuado pelos mais cinéfilos. Lançado em 2000 (chegando nos cinemas americanos apenas em 2002), o longa rendeu o Prêmio de Cinema e Literatura do Festival Internacional de Cinema Film by the Sea a diretora.
O roteiro acompanha Jean, uma estudiosa fotógrafa que decide viajar até o arquipélago de Shoals acompanhada de seu marido, seu cunhado e sua respectiva namorada. A viagem tem como objetivo pesquisar o histórico assassinato de duas imigrantes norueguesas ocorridos em uma ilha distante. Chegando lá, ela precisa administrar seu trabalho com a desconfiança de uma suposta traição de seu marido. Um belo exemplar de filme cult!

THE BIG HIT!

Guerra ao Terror (2008)


Elenco: Jeremy Renner, Anthony Mackie, Brian Geraghty, David Morse, Ralph Fiennes, Evangeline Lilly, Christian Camargo, Guy Pearce.
Que Katryn Bigelow era uma ótima cineasta, todo mundo sabia. Mas estava faltando um reconhecimento maior... e ele chegou graças a "Guerra ao Terror", longa bélico lançado em 2008 e rendeu a ela o Oscar de "Melhor Diretora" e "Melhor Filme".
Sucesso de bilheteria e da crítica especializada, "Guerra ao Terror" acompanha a jornada de soldados americanos que estão passando seus últimos dias atuando em Iraque, e que se dividem entre o alívio de uma possível volta pra casa, ou o medo de uma possível morte no campo de batalha.
Intrigante, tenso e amedrontador, o longa se tornou um clássico instantâneo do gênero de guerra.

O ÚLTIMO SUCESSO

A Hora Mais Escura (2012)


Elenco: Jessica Chastain, Jason Clarke, Joel Edgerton, Mark Strong, Jennifer Ehle, Kyle Chandler, James Gandolfini, Edgar Ramírez, Chris Pratt.
Após o estardalhaço de "Guerra ao Terror", Kathryn resolveu se envolver em outro filme deste mesmo gênero lançando assim, "A Hora Mais Escura" de 2012.
Protagonizado por Jessica Chastain, a obra é baseada na real e obscura caça a Osama Bin Laden, um dos principais terroristas da humanidade que foi por muito tempo o homem mais procurado do mundo.
Denso, intrigante e realista, o longa voltou a colocar a diretora entre os melhores de Hollywood e rendeu novas indicações para o Oscar, inclusive na categoria de "Melhor Filme".
Recentemente, Kathryn esteve a frente do drama "Detroit em Rebelião" que já está recebendo boas críticas. Como ainda não assisti, esse longa fica de fora da coletânea mas terá uma crítica exclusiva na "Sessão Sábadão" em um futuro próximo.


Mais uma coletânea! Caso curta o trabalho de Kathryn Bigelow esse post foi feito pra você! Então comente, compartilhe e deixe o seu like no Facebook do "Eu e o Cinema" para fortalecer a nossa ideia! 

  



Nenhum comentário:

Postar um comentário