sexta-feira, 20 de outubro de 2017

ERA TÃO BOM ASSIM? - #3ª EDIÇÃO

Nesses últimos meses, nenhum filme foi tão comentado quanto ao longa de terror "It: A Coisa", segunda obra cinematográfica baseada no livro homônimo de Stephen King. Como essa película será analisada na Sessão Sabadão deste domingo no dia 22/10, resolvi reassistir o primeiro filme lançado á 27 anos atrás para aquecer os motores. Aí você me pergunta: "cara, como foi sua experiência revisitando essa obra?"... Pois bem, a resposta vem a seguir...


It - Uma Obra-Prima do Medo - 1990

Elenco: Tim Curry, Richard Thomas, Anette O'Toole, John Ritter, Dennis Christopher, Tim Reid, Harry Anderson, Jonathan Brandis, Emily Perkins, Brandon Cane, Adam Faraizl, Seth Green e Ben Heller.


SINOPSE:
Na pacata e desconhecida cidade de Derry, uma série de assassinatos envolvendo crianças tomam conta do lugar. O responsável por essas mortes atende pelo nome de Pennywise, um ser sobrenatural que toma forma de palhaço para envolver e aniquilar suas vítimas. Porém, o mesmo é confrontado por uma turma de garotos que conseguem eliminar a entidade temporariamente. Trinta anos se passam e a Coisa retorna a cidade e para honrar uma promessa feita, os sobreviventes do antigo ataque decidem enfrentar esse temível monstro pela segunda vez e quem sabe derrotá-lo definitivamente.
"It - Uma Obra-Prima do Medo" foi primeiramente uma série de TV lançada em 1990. Naquele mesmo ano, foi transformada em uma película de um pouco mais de 180 minutos.
O longa foi dirigido pelo cineasta Tommy Lee Wallace, que esteve a frente de outras produções do gênero como "Halloween 3 - A Noite das Bruxas" de 1982 e "A Hora do Espanto 2" de 1988.




Quando assisti e o que eu achei?
Eu nunca assisti a este longa inteiro pois a última vez que o vi não passava de um pequenino pirralho de seis á sete anos. Minha relação com "It - Uma Obra-Prima do Medo" foi por acaso, pois meus pais estavam numa fase onde adoravam assistir filmes de terror e um dia passando na sala me deparei com o palhaço do mal. Cheguei a me atentar em alguns pedaços mas logo desisti, pois me caguei de medo vendo cenas como o sangue que jorrava da pia e a do Pennywise saindo do ralo do banheiro. Resumindo, fiquei traumatizado por uns cinco dias.



Afinal, o filme era tão bom assim?
Eu poderia resumir a resposta dessa pergunta com a seguinte frase: "Se 'It - Uma Obra-Prima do Medo' não se sai bem nem como série de TV, imagina como um longa-metragem". Dito isso, vou explicar os porquês dessa opinião.
De cara, o filme se mostra pobre nos quesitos técnicos, pois é guiado por uma edição amadora, sua trilha sonora é genérica, a mise-en-scène é pobre em geral e os efeitos gráficos são extremamente datados (na verdade, eles já não eram grandes coisas naquela época). Seu enredo é dolorosamente maçante e acompanhar o desenrolar da trama durante suas intermináveis três horas é quase uma tortura, ainda mais quando no fim de tudo isso você se depara com uma das conclusões mais anti climáticas da história do terror cinematográfico. No quesito interpretativo, apenas Tim Curry se salva. Seu Pennywise pode não ser o personagem mais assustador dos cinemas visualmente falando, mas o ator tem carisma e bagagem suficiente para transforma-lo em um ser essencialmente sádico e perigoso. Ao invés de investir apenas no lado monstruoso da coisa, sua interpretação ganha um peso a mais quando consegue transmitir o horror psicológico que forma a personalidade do vilão. O resto do elenco demonstra um nível mediano para sofrível. Outra bomba que essa obra nos reserva são os seus diálogos. Mal escritos, mal interpretados e genuinamente ruins, vê-los conversando é como se estivéssemos assistindo á uma peça teatral de quinta categoria. Se tratando de um filme de terror, ele pouco assusta. Até consegue passar um senso de perigo e um calafrio na espinha em uma cena ou outra, mas nada que vai ficar martelando suas lembranças dias depois. De bom, vale ressaltar a maquiagem competente e um insinuante jogo de câmeras que funcionam em determinados momentos.
Existem poucos casos aonde o remake ou o reboot se torna necessário. A história de Pennywise é uma destas exceções. Ainda não assisti ao recém lançado "It: A Coisa", mas acho extremamente difícil que o novo longa consiga ser tão ruim quanto a esta película. Sendo assim...



💢💣O FILME É MUITO RUIM💣💢 



E aí meus amigos e amigas que amam o cinema? Quais são as opiniões de vocês sobre o primeiro longa do palhaço assassino Pennywise? Responda através dos comentários, compartilhe com seus amigos e não deixe de curtir a página do blog no Facebook para fortalecer o blog cada vez mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário